sábado, 11 de junho de 2011

ORIGEM DE ALGUNS PROVÉRBIOS E DITOS POPULARES


A VACA FOI PARA O BREJO

SIGNIFICADO: Dar tudo errado

Histórico: Como você já sabe, na Índia, a vaca é um animal sagrado. Não se pode nem encostar nela que já é logo condenado. E sabe também que grande parte da Índia é alagada, com imensos brejos. Pântanos para todos os lados. E, quando a vaca ia para o brejo, normalmente afundava, se atolava e era uma dificuldade enorme tirá-la de lá. Não se podia usar laços para puxá-lá. Daí veio a expressão "a vaca foi para o brejo", ou seja, não há mais nada a fazer.


MAS SERÁ O BENEDITO?

SIGNIFICADO: Expressão de espanto diante de determinada situação

Histórico: Era uma vez dois compadres do interior. Benedito, casado com Rosinha, e Oswaldo, solteiro. Oswaldo vivia de olho em Rosinha. Um dia Benedito foi viajar para a cidade. Toca o Oswaldo a cantar Rosinha, na casa dela. depois de muito assédio e sedução, Rosinha concorda, mas resolve tomar banho antes, porque está um calor danado. Oswaldo vai para o quarto do casal e fica completamente nu. Nisso, Benedito volta. Oswaldo ouve barulho na sala e pensa: "Mas será o Benedito?" Era. benedito entra no quarto, vê o compadre completamente nu e pergunta:

- Mas, cumpadre, o que qui ocê tá fazendo na minha cama, cumpadre?

- Sabe o que é, Benedito? Tava lá em casa, sozinho, acabrulhado, sem saber o que fazer, esse calorão danado, pensei: vou lá na casa do Benedito dá o c.. pra ele.


MEU CHAPA

Significado: Meu amigo, meu camarada

Histórico: Vem de chapa eleitora. "Fulano é meu chapa"era frase comum na boca do eterno candidato à Presidência da República, Adhemar de Barros.


O MAR NÃO ESTÁ PARA PEIXE

Significado: A situação não está boa. Cuidado.

Histórico: Omar II, imperador turco na primeira metade do século XVIII, era muito feroz e detestava peixe. Ficava irritado quando conquistava uma cidade e lhe ofereciam peixe de boas-vindas. Então, tinha sempre um soldado que ia na frente, avisando: "Omar não está para peixe", cuidado.


PERNAS PARA QUEM TE QUERO

SIGNIFICADO: Fugir de algum lugar. Sair correndo

HISTÓRICO: A expressão correta é "pernas pra que te quero". Joao Vitor, personagem afeminado da peça Cablagem - A Comédia, de Martins Pena (1815-1848), ao ser assediado sexualmente pela bonita e envolvente Walquiria, que lhe mostra as pernas, sai correndo e dizendo: "Pernas, para que te quero?"


ARRANCA-RABO

SIGNIFICATIVO: Confusão, briga onde ninguém se entende

HISTÓRICO: Vem dos anos 70, quando as mocinhas usavam "rabo-de cavalo". Quando as mulhres brigavam entre si, a primeira coisa que faziam era puxar o rabo da outra. Algumas até mesmo conseguiam um "arranca-rabo", literalmente, porque, às vezes era um aplique.


CHATO DE GALOCHA

SIGNIFICADO: Uma pessoa superchata

HISTÓRICO: Galocha já não existe mais. Eram uns sapatos de borracha que se punham por cima dos calçados normais para se sair na chuva. E sempre tinha um chato que entrava na casa da gente sem tirar a galocha e molhava tudo. Era o "CHATO DE GALOCHA". Vem do francês "chatô du galoche".


CHÁ DE SUMIÇO

SIGNIFICADO: Pessoa que desaparece por determinado tempo de um lugar que costumava frequentar.

HISTÓRICO: Segundo Sebastião Lucrecio, da Universidade de Buenos Aires, era normal, na época da ditadura argentina, os militares darem um certo chá para certos terroristas. Depois do primeiro gole morriam asfixiados. E sumiam.


CHUTAR O PAU DA BARRACA

SIGNIFICADO: Criar uma grande confusão, inesperadamente

HISTÓRICO: Quem inventou esta história de "chutar o pau da barraca" foi o Conde D'Eu, genro de Dom Pedro II, quando assumiu a caça a Solano Lopes, depois de já terminada a guerra do paraguai. O conde gostava de acordar cedo para suas investidas e, quando fazia e ainda havia soldados dormindo, ele saía "chutando os paus das barracas", derrubando todas, para acordá-los.


DEFENDER COM UNHAS E DENTES

SIGNIFICADO: Defender com todas as forças, não fraquejar de nenhuma maneira.

HISTÓRICO: Do latim "inguibus et rostre"(com unhas e bico). Provavelmente a expressão vem de briga de galo, já constante na Roma antiga. Mas pode vir também de briga entre mulheres



Nenhum comentário:

Postar um comentário